Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→CMO aprova reajuste e nomeação de policiais do DF
Imagem: Rafaela Felicciano/Metrópoles
CMO aprova reajuste e nomeação de policiais do DF
Comissão Mista de Orçamentos aprovou o projeto nesta quarta-feira (5/11). Texto segue para aprovação no Congresso Nacional.
Por Redação 100.9
05 de Novembro de 2025 às 16:56
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou, nesta quarta-feira (5/11), o relatório do projeto de lei que prevê o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal, com um aumento de até 28,40%. Além disso, o projeto contempla a nomeação de cerca de 2 mil policiais no DF. A proposta segue agora para apreciação no Congresso Nacional.
O senador Izalci Lucas (PL-DF), relator do projeto, afirmou durante a CMO que tentará agendar a votação do projeto no Congresso ainda em novembro, junto ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil – AP).
Outro ponto importante do relatório foi a aprovação de uma emenda do deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), que inclui a nomeação de 89 bombeiros militares.
Reajuste salarial e nomeações
O projeto de lei, de número PLN nº 30, prevê que o reajuste salarial dos policiais será custeado sem aumento da despesa pública, uma vez que a União optou por redistribuir os valores já previstos no orçamento do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
No entanto, a efetivação do aumento só ocorrerá após a aprovação do projeto de lei e a subsequente autorização do governo federal. O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) negociou os valores com representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Para os policiais militares e bombeiros, o reajuste será de até 28,40%, e será pago em duas parcelas: uma em dezembro de 2025 e outra em janeiro de 2026. Já para a Polícia Civil, o reajuste será de até 27,27%.
O projeto segue agora para o Congresso Nacional, onde será analisado e, se aprovado, dará início à implementação dos reajustes e nomeações prometidos para os policiais do DF.