Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
08:03
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Santa Catarina Inicia Multas a Usuários de Drogas em Espaços Públicos: “Não Vem Ficar Emaconhado”
Imagem: Aline Massuca/ Metropoles

Santa Catarina Inicia Multas a Usuários de Drogas em Espaços Públicos: “Não Vem Ficar Emaconhado”

Mais de 250 infrações registradas desde o início de novembro; fiscalização realizada pela Polícia Militar.

Por Redação 100.9
07 de Novembro de 2025 às 16:24

Desde o início de novembro, o governo de Santa Catarina começou a aplicar multas para pessoas flagradas usando drogas em espaços públicos, com destaque para o uso de maconha em praças. Já foram mais de 250 multas emitidas em todo o estado.

A medida foi estabelecida com base na Lei nº 18.987, que define como espaço público qualquer área aberta ou fechada próxima a órgãos, instituições ou construções públicas, como vias, praças e parques. O governador Jorginho Mello (PL-SC) publicou em suas redes sociais: "Não vem ficar emaconhado em praça pública!", enfatizando a penalidade.

A postura do governador gerou uma série de reações nas redes sociais. “Não consigo entender como uma pessoa atrasada como você conseguiu ser eleito pra governar um estado. Ao invés de multar, deveriam estar pensando em como os benefícios da planta podem salvar vidas, como faz em inúmeros casos de doenças crônicas”, escreveu um internauta. Por outro lado, outro comentou: “Sempre pensei nisso. Estão dominando os espaços das crianças e das famílias! Achei ótimo e parabéns". Já um terceiro sugeriu: “Tem que pedir para polícia monitorar as praias, tá complicado caminhar com a família".

A fiscalização é feita pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. De acordo com a PM, a autuação ocorre por meio de um aplicativo usado para registrar outras ocorrências, como furtos. Após o flagrante, o auto de infração é impresso no local por meio de uma impressora térmica, semelhante àquelas usadas para multas de trânsito.

O infrator tem um prazo para recorrer à multa, e caso o recurso seja indeferido, a penalidade será confirmada. O valor da multa é de R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo. Se o infrator reincidir no período de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

As autoridades alertam que quem não efetuar o pagamento será incluído no cadastro da Dívida Ativa do governo de SC. O valor arrecadado será destinado a políticas públicas voltadas à prevenção do uso de drogas e ao tratamento de dependentes químicos, com a distribuição dos recursos entre o Fundo para Melhoria da Segurança Pública, o Fundo Especial Antidrogas e o Fundo Estadual de Saúde.

Em Blumenau, a primeira multa foi emitida em 23 de outubro. Menos de duas semanas depois, 26 pessoas já haviam sido notificadas. A maioria dos flagrantes ocorreu na região central da cidade, uma das mais tradicionais e valorizadas, com 10 infrações registradas. O bairro Salto do Norte, de classe média e média-baixa, ficou em segundo lugar com seis casos. Os outros flagrantes ocorreram em pontos espalhados pela cidade. A polícia informou que a maior parte dos infratores são homens jovens.

Veja mais

Brasil
1.
STF tem dois votos para rejeitar recursos de Bolsonaro e manter pena de 27 anos e 3 meses
Brasil
2.
Eduardo Bolsonaro Critica Nikolas Ferreira e Acusa Deputado de Querer Se Livrar de Bolsonaro
Brasil
3.
Operação Fronteira: Receita Federal apreende 215 mil litros de bebidas adulteradas
Brasil
4.
Foto de Japinha do CV armada e com roupa de guerra é revelada antes de sua morte em confronto
Brasil
5.
Governadores de Oposição, incluindo Tarcísio, se Reúnem para Discutir Apoio ao RJ após Megaoperação Policial
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!