Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
09:44
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→STF tem dois votos para rejeitar recursos de Bolsonaro e manter pena de 27 anos e 3 meses
Imagem: HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

STF tem dois votos para rejeitar recursos de Bolsonaro e manter pena de 27 anos e 3 meses

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram para rejeitar embargos do ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão

Por Redação 100.9
07 de Novembro de 2025 às 14:32

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta sexta-feira (7/11) o julgamento dos embargos de declaração apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca reverter sua condenação de 27 anos e 3 meses de prisão. Até o momento, dois ministros já se posicionaram contra o recurso de Bolsonaro, mantendo a pena. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino foram os primeiros a votar pela rejeição dos embargos.

Moraes, por ser o relator, foi o primeiro a apresentar seu voto logo no início do julgamento, às 11h. Dino o seguiu na mesma linha, rejeitando o recurso de Bolsonaro. Ainda aguardam os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

O recurso utilizado pelos réus, os "embargos de declaração", não tem o objetivo de modificar o mérito da decisão, mas sim esclarecer possíveis omissões no acórdão. No entanto, os advogados de Bolsonaro não conseguiram convencer Moraes e Dino, que refutaram todos os argumentos apresentados.

O voto de Moraes foi extenso, com 141 páginas, e detalhou a análise de diversos pontos. Um dos principais pontos de contestação foi a defesa de que o crime de golpe de Estado cometido por Bolsonaro deveria ser absorvido pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito, o que resultaria em uma redução da pena. No entanto, esse argumento foi rejeitado pela maioria dos ministros da Primeira Turma do STF, com exceção do ministro Luiz Fux.



Moraes, ao rebater a tese de absorção de crimes, destacou que “não há qualquer contradição no acórdão condenatório”, pois ele fundamentou a aplicação do concurso material dos crimes, ou seja, Bolsonaro cometeu mais de um crime de forma independente, o que afastou a possibilidade de um crime "absorver" o outro.

O julgamento dos embargos de declaração representa mais um passo para que os condenados do núcleo crucial da trama golpista iniciem o cumprimento de suas penas. No caso de Bolsonaro, a condenação é de 27 anos e 3 meses, mas para que ele comece a cumprir a pena, a Turma precisa rejeitar os embargos e, posteriormente, avaliar os chamados "segundos embargos". Somente após a publicação do acórdão e o trânsito em julgado, Bolsonaro poderá começar a execução de sua pena.

De acordo com a expectativa, Bolsonaro deverá ser enviado para o regime fechado no Complexo Penitenciário da Papuda. Atualmente, o ex-presidente se encontra em prisão domiciliar devido ao descumprimento de cautelares em outro processo.


Núcleo 1: embargos de outros condenados também são analisados

Além de Bolsonaro, a Turma também está analisando os embargos de outros condenados pela trama golpista, cujas penas variam entre 16 e 27 anos. Moraes, novamente, votou pela rejeição dos embargos apresentados pelos demais réus do núcleo crucial, que também tentaram reverter suas condenações.

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi o único a não recorrer. Ele já iniciou o cumprimento de sua pena e, na última semana, retirou a tornozeleira eletrônica.

Veja mais

Brasil
1.
Comando Vermelho Envia Integrantes para a Guerra na Ucrânia para Adquirir Técnicas Criminosas
Brasil
2.
Operação Fronteira: Receita Federal apreende 215 mil litros de bebidas adulteradas
Brasil
3.
Incêndio atinge Centro Histórico de Porto Alegre
Brasil
4.
Homem é assassinado dias após arremessar moto de rival em rio no interior do Ceará
Brasil
5.
Facções rivais trocam tiros na Linha Amarela após megaoperação
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!