Rildo Amaral, candidato do Progressistas, será o prefeito do município de Imperatriz (MA) a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Ele venceu a adversária Mariana Carvalho (Republicanos) no segundo turno das eleições municipais, realizado deste domingo (27).
A apuração do resultado das eleições em Imperatriz, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicou, com 100% das urnas apuradas, vitória de Rildo com 55,11% dos votos válidos. Marina Carvalho fez 44,89% dos votos.
O resultado do segundo turno das eleições em Imperatriz repete o do primeiro turno, com Rildo Amaral terminando a disputa à frente da candidata Mariana Carvalho. Em 6 de outubro, ele ficou com 35,57% dos votos válidos (55.149). Já a candidata do Republicanos teve então 26,56% da preferência do eleitorado, totalizando 41.172 votos. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Imperatriz tem 201.099 eleitores aptos a votar.
Rildo de Oliveira de Amaral tem 47 anos e já foi vereador em Imperatriz por três vezes. Ele ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão como deputado estadual.
Quem é o prefeito eleito de Imperatriz
Rildo de Oliveira Amaral é natural de Imperatriz. Formado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão, começou a carreira como professor em 1998, lecionando em diversas instituições locais. De acordo com o prefeito eleito, a entrada na política foi motivada por representar os professores de educação física que se sentiam desvalorizados. Também tem como bandeira a transformação pelo esporte e ajudou a promover torneios e competições amadoras na região.
Ele se destacou ao ser o segundo vereador mais votado de Imperatriz em 2016, recebendo 3.078 votos. Em 2018, foi eleito deputado estadual para o quadriênio 2019-2022, obtendo 33.239 votos.
Rildo Amaral já passou por diversos partidos, incluindo Partido Verde, PDT e Solidariedade. Atualmente, é filiado ao Progressistas, pelo qual cumpre segundo mandato como deputado estadual.
Fonte: Gazeta do Povo