Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
05:51
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Lula comenta sobre conversa com Trump: “Pintou uma indústria petroquímica”
Imagem: Taylor Hill/Getty Images

Lula comenta sobre conversa com Trump: “Pintou uma indústria petroquímica”

Durante ato no Rio de Janeiro, presidente falou sobre a conversa com Donald Trump e confirmou reunião de negociação entre Brasil e Estados Unidos

Por Redação 100.9
15 de Outubro de 2025 às 14:53

Em evento realizado no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou a conversa que teve com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada. De maneira descontraída, Lula afirmou: “não pintou química, pintou indústria petroquímica”, referindo-se ao encontro que teve com o norte-americano.

Essa declaração foi uma alusão à fala de Trump na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, quando ele destacou o curto contato com o presidente brasileiro. Lula explicou como se deu o início da conversa entre os dois: “Quando fui falar com o Trump, a gente estava de mal, mas eu não o conhecia. Tinha gerado uma química na ONU, de 29 segundos. Então, ele me ligou, e eu falei: "Presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer dia 14 de junho, significa que eu sou oito meses mais velho que você. Então, vamos nos tratar sem liturgia".



O presidente seguiu com seu relato, detalhando o desenvolvimento da conversa: “E aí comecei a falar o que achava que deveria ser falado. Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã, ainda vamos ter uma conversa de negociação”.

Lula também confirmou que haverá uma reunião entre autoridades brasileiras e americanas nesta quinta-feira, 16 de outubro, em Washington. O objetivo do encontro é discutir as negociações sobre as tarifas impostas por Donald Trump. A delegação brasileira será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que já se encontra nos Estados Unidos. Pelo lado norte-americano, o secretário de Estado, Marco Rubio, representará o governo de Trump.

Essa reunião de negociação serve como preparação para um futuro encontro presencial entre Lula e Trump, que ainda não tem data definida, mas pode ocorrer durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, no fim deste mês.

Evento no Rio de Janeiro

Durante a sua visita ao Rio de Janeiro, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e de diversos ministros, Lula participou de um evento em comemoração ao Dia dos Professores. Na ocasião, o presidente deu início ao sistema de emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), uma medida que visa proporcionar uma série de benefícios aos educadores.

A CNDB, que será disponibilizada para professores de todos os níveis educacionais, garante aos docentes uma série de vantagens, como meia-entrada em eventos culturais, descontos em hotéis, benefícios em cartões de crédito, entre outros. Para solicitar a carteira, o profissional da educação deve acessar a plataforma Mais Professores e realizar o login com sua conta gov.br.

Veja mais

Mundo
1.
Monte no México com 62 metros em Formato de Escorpião servia para observar o Sol
Brasil
2.
Governo avalia substituir PEC por PL para acelerar fim da escala 6×1 e aumentar apoio a Lula
Brasil
3.
MEC Lança Aplicativo com Simulados para o Enem 2025; Veja Como Acessar
Brasil
4.
Coordenador do Palmeiras se Pronuncia sobre Suspensão do Sub-17; Confira os Detalhes
Brasil
5.
Investigação da Polícia Civil de Goiás apura caso de empresário morto que "transferiu" empresa milionária
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!