Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
13:25
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Gakiya revela que Medina estava sem escolta e poderia ter sido executado
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais/ Alfredo Henrique/ Metrópoles

Gakiya revela que Medina estava sem escolta e poderia ter sido executado

Operação cumpre 25 mandados de busca contra suspeitos de planejar mortes do promotor Lincoln Gakiya e do diretor de presídios Roberto Medina

Por Redação 100.9
24 de Outubro de 2025 às 14:36

O coordenador de presídios Roberto Medina, alvo do Primeiro Comando da Capital (PCC), estava desprotegido e sem escolta entre junho e julho deste ano, período em que uma célula da facção criminosa realizava minuciosos levantamentos sobre a sua rotina e a de seus familiares. A revelação foi feita pelo promotor Lincoln Gakiya, que também está na mira do grupo criminoso e seria alvo de um plano de execução, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (24/10).

De acordo com o promotor, Medina correu sério risco de vida durante esse período. "O doutor Roberto Medina teve a vida salva graças à nossa investigação, porque ele já poderia ter sido executado", afirmou Gakiya, confirmando que o plano para assassiná-lo, juntamente com o diretor de presídios, envolvia uma série de imagens detalhadas que foram enviadas para membros da facção, mais especificamente para os integrantes da Sintonia Restrita. Este grupo, por sua vez, estava responsável pela elaboração do plano de execução.

A operação de hoje, intitulada Operação Recon, conta com a parceria do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Polícia Civil, e tem como objetivo combater integrantes do PCC envolvidos no planejamento dos atentados contra Gakiya e Medina. A operação também resultou na apreensão de materiais e equipamentos, que serão submetidos a perícia e podem revelar os responsáveis pela execução do crime.



Em sua fala durante a coletiva, o promotor Gakiya também fez referência a um plano anterior que visava a morte de outras figuras importantes, incluindo o ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, morto em setembro deste ano. Gakiya destacou que o planejamento para matar ele, Medina e Fontes fazia parte de uma mesma trama criminosa. "As informações de inteligência que eu tenho é que são o mesmo plano: havia um plano para matar o Ruy Ferraz Fontes, havia um plano para matar o doutor Gakiya, que sou eu, e o Roberto Medina. Esse plano já tem anos, estava parado, mas voltou a ser executado. Tanto que o levantamento da rotina do doutor Ruy começou de junho para julho, na mesma época que o meu e o do Medina", explicou o promotor.


Gakiya já havia salvo a vida de Medina no passado

Em sua conversa com os jornalistas, Gakiya também lamentou a falta de segurança para Ruy Ferraz Fontes, que não teve a proteção adequada e acabou sendo assassinado. Ele aproveitou para recordar uma situação similar que ocorreu em 2006, quando ele próprio salvou a vida de Roberto Medina.

"O Medina está vivo hoje, mais uma vez, porque em 2006 eu já salvei a vida dele. Havia um plano para matá-lo em Araraquara. As escutas que eu mantinha em Presidente Prudente salvaram a vida do Medina em 2006", relatou Gakiya. O promotor também enfatizou a importância da segurança para Medina, que tem mais de 30 anos de experiência no sistema prisional. "Pedi para a escolta do diretor geral da polícia penal. Quando tivemos a primeira foto do monitoramento que aparecia o Medina, ele atendeu de prontidão", completou Gakiya, destacando que o coordenador de presídios Roberto Medina, atualmente, está sob escolta e proteção.

A coletiva revelou ainda a gravidade da ameaça, que foi interrompida graças às investigações detalhadas realizadas pelas autoridades.

Veja mais

Esporte
1.
Libertadores: Flamengo e Palmeiras podem ganhar com ida à final
Brasil
2.
Bolsa Família: 2 Milhões de Famílias Deixam o Programa em 2025
Brasil
3.
Conselheiro da OAB responde a despacho de Moraes: "Fiscal do Brasil"
Brasil
4.
Lula afirma que traficantes também são vítimas, e oposição usa declaração para atacá-lo
Mundo
5.
EUA Realizam Ataque Contra Barco no Pacífico, Próximo à América do Sul
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!