Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Mundo→Consulado do Brasil em Lisboa alerta para risco de prisão de brasileiros sem documentação regular em Portugal
Consulado do Brasil em Lisboa alerta para risco de prisão de brasileiros sem documentação regular em Portugal
Autoridade brasileira orienta cidadãos a portarem documentos válidos e manterem colaboração com as forças de segurança locais
Por Redação 100.9
26 de Agosto de 2025 às 15:12
Lisboa – O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa emitiu um comunicado oficial nesta segunda-feira (25), chamando a atenção dos brasileiros que vivem ou circulam por Portugal para os cuidados que devem tomar diante da atuação da recém-criada Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (Unef). A nova força policial entrou em operação na última quinta-feira (21) e tem como foco principal a fiscalização da permanência de estrangeiros em território português.
Subordinada à Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal, a Unef foi criada com o objetivo de reforçar o controle da imigração irregular no país. Segundo o consulado, a unidade está legalmente habilitada para realizar processos de retorno voluntário, expulsão e afastamento coercitivo de imigrantes que estejam em situação irregular.
Para evitar complicações legais, inclusive o risco de prisão, o consulado orienta os brasileiros a andarem sempre com um documento de identificação válido ao circularem por vias públicas. Além disso, recomenda que carreguem cópias ou fotos de documentos que comprovem vínculos com Portugal — como autorizações de residência, contratos de trabalho ou comprovantes de contribuição à Seguridade Social.
O consulado destaca ainda a importância de manter uma postura colaborativa em eventuais abordagens. “Em caso de abordagem, colaborar sempre com as autoridades portuguesas, que são obrigadas por lei a se identificar”, orienta a nota.
Recomendações do Consulado
Confira as principais orientações divulgadas pela representação diplomática brasileira:
Tenha sempre em mãos um documento de identificação válido durante deslocamentos em espaços públicos;
Guarde cópias físicas ou digitais de documentos que comprovem sua permanência legal em Portugal, como:
Autorização de residência;
Manifestação de interesse registrada;
Recibos de pagamento à Seguridade Social;
Decisão judicial para agendamento na AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade Administrativa);
Contratos de trabalho ou recibos verdes (prestação de serviços como autônomo);
Em caso de abordagem, coopere com os agentes da PSP ou Unef;
Caso ocorra detenção, o cidadão brasileiro tem direito a apresentar provas de seu vínculo com o país e contestar judicialmente a medida. Se necessário, poderá solicitar advogado público e isenção de custas judiciais junto aos serviços sociais ou nas Lojas do Cidadão mais próximas.
A atuação da Unef marca uma nova fase no controle migratório em Portugal, e o consulado brasileiro reforça a importância de que seus nacionais estejam bem informados para evitar complicações legais.