Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
14:47
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Bolsonaro diz ser inocente e defende permanência de Eduardo nos EUA: 'Se voltar, está preso'

Bolsonaro diz ser inocente e defende permanência de Eduardo nos EUA: 'Se voltar, está preso'

Ex-presidente comentou nesta quinta-feira parecer da PGR que pede a sua condenação por tentativa de golpe. Bolsonaro chamou jornalistas para coletiva de imprensa.

Por Redação 100.9
17 de Julho de 2025 às 14:07

Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta quinta-feira (17) o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável à sua condenação por tentativa de golpe. O ex-presidente afirmou ser "inocente" e destacou que a ideia de ser preso "não passa pela [sua] cabeça".

Bolsonaro convocou jornalistas para uma coletiva de imprensa no Senado, onde se pronunciou sobre o parecer da PGR. Na segunda-feira (14), a PGR reiterou seu pedido para que Bolsonaro fosse condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite o pedido de condenação, Bolsonaro pode ser sentenciado a mais de 40 anos de prisão.

A jornalistas, Bolsonaro, além de se declarar vítima de uma injustiça, também defendeu a permanência do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. O ex-presidente afirmou que, se o filho retornar ao Brasil, ele será preso pela Polícia Federal.

"Não sou culpado de nada, não estou sendo acusado de corrupção. É injustiça comigo", disse Jair Bolsonaro durante a coletiva.

Em relação a Eduardo, que se licenciou do mandato para morar nos Estados Unidos alegando ser alvo de perseguição no Brasil, Bolsonaro comentou que o prazo da licença do filho termina no próximo domingo (20). Caso Eduardo não retorne, ele poderá perder o mandato se ultrapassar um terço de faltas nas sessões da Câmara.

Questionado sobre o filho, Bolsonaro afirmou: "Se Eduardo vier para cá, ele está preso. Ou não está? Pelo que eu sei, ele não vem pra cá. Vai ser preso no aeroporto", completou o ex-presidente.

Embora a declaração tenha gerado repercussão, não há nenhuma ordem de prisão contra Eduardo Bolsonaro no Brasil. Embora parlamentares adversários tenham solicitado ao STF medidas nesse sentido, os pedidos ainda não avançaram.

Na coletiva, Bolsonaro também expressou a opinião de que o filho seria "mais útil" nos Estados Unidos do que no exercício de seu mandato parlamentar.

Tarifaço de Trump
Bolsonaro também foi questionado sobre a tarifa adicional de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros. Trump anunciou a medida mencionando a perseguição a Bolsonaro pelas autoridades brasileiras.

Para o ex-presidente, a tarifa adicional não representa uma ameaça à soberania nacional. "Vamos supor que Trump queira anistia. É muito? É muito, se ele pedir isso aí? A anistia é algo privativo do parlamento. Não tem que ninguém ficar ameaçando tornar inconstitucional", afirmou Bolsonaro.

Em relação à tensão entre seu filho Eduardo e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bolsonaro tentou amenizar a situação. O governador procurou o corpo diplomático dos EUA para discutir as tarifas. Eduardo havia criticado Tarcísio por adotar uma postura de "subserviência às elites" e alegou que ele "defendia os interesses nacionais".

"Louvo Tarcísio por tentar negociar. Mas uma pessoa apenas não é suficiente. Tá na cara que ele [Trump] não vai ceder", concluiu o ex-presidente.

Veja mais

Economia
1.
Motta e Alcolumbre discutem ação contra tarifas de Trump
Economia
2.
A cartinha do governo Lula para reclamar do ‘tarifaço’ de Trump
Brasil
3.
Em retaliação a Lula, Câmara aprova pauta bomba de R$ 30 bilhões
Mundo
4.
Israel lança ataques aéreos pesados contra Síria e promete proteger drusos
Política
5.
Avança proposta que prevê recursos da Rouanet para presídios de segurança máxima
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!