Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Mundo→Afeganistão: mapas revelam extensão do terremoto que deixou mais de mil mortos
Afeganistão: mapas revelam extensão do terremoto que deixou mais de mil mortos
Abalo sísmico de magnitude 6,0 atingiu região montanhosa no leste do país; tremores foram sentidos até a Índia. ONU e Talibã mobilizam ajuda humanitária.
Por Redação 100.9
02 de Setembro de 2025 às 16:07
Um forte terremoto de magnitude 6,0 sacudiu o leste do Afeganistão na noite do último domingo (31/8), deixando um rastro de destruição e morte. Pelo menos mil pessoas perderam a vida e cerca de 3.200 ficaram feridas, segundo estimativas iniciais divulgadas por autoridades locais. O epicentro foi registrado próximo à fronteira com o Paquistão, em uma área montanhosa de difícil acesso.
Esse é o terremoto mais letal no país desde junho de 2022, e seu impacto foi sentido além das fronteiras afegãs. Mapas elaborados por diferentes instituições científicas e entidades de monitoramento sísmico ajudam a dimensionar a força do tremor e a área afetada.
Uma das representações, criada pelo projeto colaborativo Earthquake Network, identificou o epicentro a aproximadamente 25 km da cidade de Asadabad, com o evento sendo registrado às 19h17 no horário local (16h17 em Brasília). A iniciativa utiliza uma rede de smartphones para fornecer alertas antecipados de terremotos, funcionando como um sistema de ciência cidadã.
Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), por meio de suas redes sociais, divulgou outro mapa informando a ocorrência de tremores a cerca de 30 km a leste de Jalālābād. De acordo com a publicação, o abalo aconteceu às 0h08, horário local (21h08 em Brasília).
O impacto do terremoto também foi sentido no território indiano. O Serviço Nacional de Sismologia da Índia detectou um tremor de magnitude 2,6 na região de Karbi Anglong, no nordeste do país, por volta das 15h56 de segunda-feira (1/9), o que corresponde às 7h26 em Brasília.
Vítimas e destruição
As autoridades locais, sob comando do Talibã desde 2021, informaram que diversas vilas da província de Kunar foram severamente afetadas. Além das mortes, milhares de feridos foram registrados pelas equipes de emergência. O governo relatou que, após o tremor principal, pelo menos cinco réplicas de menor magnitude foram sentidas na região.
Localizado em uma zona de intensa atividade tectônica — no ponto de encontro entre as placas indiana e eurasiana — o Afeganistão é historicamente vulnerável a terremotos. A infraestrutura precária e a dificuldade de acesso às áreas atingidas dificultam ainda mais os esforços de resgate e socorro.
Diante da gravidade da situação, o Talibã fez um apelo à comunidade internacional por ajuda humanitária. Em resposta, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que equipes de assistência já estão atuando no país para fornecer apoio emergencial às vítimas.