Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
21:38
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Megaoperação da Polícia Civil do Paraná mira quadrilha de golpes e lavagem de dinheiro em nove estados

Megaoperação da Polícia Civil do Paraná mira quadrilha de golpes e lavagem de dinheiro em nove estados

Mais de 500 agentes cumprem mandados em ação nacional contra organização que causou prejuízo milionário a vítimas no Paraná

Por Redação 100.9
03 de Setembro de 2025 às 15:58

Uma operação de grande porte coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR) foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (3), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro. A ofensiva ocorre simultaneamente em oito estados brasileiros e no Distrito Federal, com apoio de mais de 500 policiais civis.

A ação cumpre, ao todo, 189 mandados judiciais — sendo 57 de prisão e 132 de busca e apreensão — em endereços localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão.

Até às 11h30 da manhã, segundo atualização da PC-PR, 27 pessoas haviam sido presas, mas a operação seguia em andamento com novas diligências sendo cumpridas ao longo do dia.


Investigação de dois anos e prejuízo milionário

As investigações que culminaram na operação tiveram início há dois anos. Segundo a Polícia Civil, o grupo investigado é responsável por prejuízos que ultrapassam R$ 5,4 milhões, causados principalmente a moradores do Paraná, com destaque para a capital, Curitiba.

Ainda conforme a polícia, os criminosos utilizavam diferentes métodos para obter acesso a contas bancárias de terceiros e, após os golpes, realizavam a pulverização dos valores em diversas contas espalhadas pelo país, dificultando o bloqueio dos recursos e o rastreamento das movimentações financeiras.


Prisões de líderes em São Paulo

O delegado Emmanoel David, responsável pelo caso, afirmou que os principais articuladores da organização foram presos em São Paulo.

"As vítimas estão no estado do Paraná, principalmente em Curitiba. Contudo, os autores se encontram divididos em vários estados da federação", explicou o delegado.

De acordo com ele, os suspeitos detidos na capital paulista são considerados os “autores intelectuais” dos crimes praticados. A polícia, no entanto, ainda não divulgou o número exato de pessoas presas no estado.


Estrutura da quadrilha foi mapeada

Durante os dois anos de investigação, os policiais conseguiram identificar não apenas os líderes da organização, mas também toda a rede utilizada para lavar o dinheiro obtido com os golpes.

“Mapeamos a organização, identificamos os líderes e rastreamos o caminho do dinheiro obtido com os golpes. Esse trabalho minucioso foi fundamental para chegarmos a esta fase da operação”, destacou Emmanoel David.

A Polícia Civil do Paraná segue com a operação em curso e informou que novas prisões podem ocorrer nas próximas horas.

Veja mais

Brasil
1.
Diretor da PF afirma que corporação não se intimida com ataques: “Seguiremos firmes na defesa do Brasil”
Brasil
2.
"Acampamentos com propósitos sociais não configuram crime", afirma ministro Fux no STF
Esporte
3.
Brasil fecha Eliminatórias em 5º lugar e registra pior campanha da história
Política
4.
De denúncia arquivada à prisão cinematográfica: o que derrubou TH Joias
Política
5.
Lula reage a movimento do União e reúne Alcolumbre e ministros no Alvorada
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!