Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
19:26
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Política→Oposição classifica julgamento de Bolsonaro como "barbaridade jurídica" e defende CPI

Oposição classifica julgamento de Bolsonaro como "barbaridade jurídica" e defende CPI

Após voto de Alexandre de Moraes pela condenação do ex-presidente, parlamentares bolsonaristas reagem com críticas e denunciam supostas irregularidades

Por Redação 100.9
09 de Setembro de 2025 às 16:32

Brasília — Parlamentares da oposição reagiram com veemência nesta terça-feira (9), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em coletiva à imprensa, líderes bolsonaristas classificaram o julgamento como uma “barbaridade jurídica” e anunciaram esforços para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a atuação do Judiciário.

Durante o pronunciamento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, apresentou um laudo técnico que, segundo ele, comprovaria um suposto esquema de manipulação de informações envolvendo o próprio ministro Moraes. O documento se baseia em denúncias feitas por Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do magistrado, que acusa Moraes de adulterar relatórios usados como justificativa para operações contra empresários aliados de Bolsonaro em 2022.



“Esse laudo reforça a denúncia de que houve fraude. É algo gravíssimo, e precisa ser apurado com seriedade”, afirmou Flávio Bolsonaro, sem revelar mais detalhes técnicos sobre o conteúdo do material.

Também presente na coletiva, o senador Jorge Seif (Republicanos-SC) defendeu a suspensão imediata do julgamento, fazendo um paralelo com a Operação Lava Jato. “A Lava Jato foi cancelada depois que o Moro falou com o Dallagnol. Hoje, a gente tem circunstâncias muito piores. […] Nosso empenho é para que a CPI da Vaza Toga seja protocolada para que seja feita apuração dessa barbaridade jurídica que o Brasil está contemplando agora na Primeira Turma do Supremo”, disse.

Seif também direcionou críticas ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, a quem chamou de “lacaio”. Segundo o senador, a atuação de Gonet deveria levar o Congresso a reavaliar sua permanência no cargo. “A forma como ele vem conduzindo os casos mostra que sua aprovação foi, no mínimo, precipitada”, completou.

Já o líder do PL na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), fez críticas ao comportamento de Moraes durante o julgamento. “Moraes tentou esconder seu ânimo nesse julgamento”, afirmou Zucco, sugerindo que o ministro estaria demonstrando satisfação com a condenação de Bolsonaro.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) também reiterou a necessidade de uma investigação formal. “O empenho agora é pela instauração da CPI da Vaza Toga, para que seja feita apuração dessa barbaridade jurídica que o Brasil está contemplando agora na primeira turma do Supremo”, destacou.

As manifestações da oposição ocorrem em um momento de crescente tensão entre o Legislativo e o Judiciário, especialmente diante das recentes decisões da Suprema Corte envolvendo figuras próximas ao ex-presidente.

Veja mais

Mundo
1.
Polêmica na matemática: especialistas dizem que o infinito é apenas uma ilusão
Política
2.
Em julgamento de Bolsonaro, Flávio Dino critica possibilidade de anistia para crimes contra a democracia
Mundo
3.
IA "mergulha" em vulcão siciliano e transforma a forma como estudamos essas estruturas
Política
4.
Moraes: Estado de sítio ou GLO não se justificam após derrota eleitoral
Mundo
5.
Estudo desvenda como se formam as ondas gigantes no Mar do Norte
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!