Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
11:01
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Lula se Retrata Nas Redes Após Chamar Traficantes de Vítimas
Imagem: Luis Nova/Especial Metrópoles

Lula se Retrata Nas Redes Após Chamar Traficantes de Vítimas

Após repercussão negativa da fala sobre traficantes serem vítimas dos usuários de drogas, Lula foi às redes sociais se justificar.

Por Redação 100.9
24 de Outubro de 2025 às 16:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta sexta-feira (24/10) para se retratar após causar polêmica com uma declaração sobre traficantes, a qual chamou de "vítimas" dos usuários de drogas. A fala, feita durante um pronunciamento na Indonésia, gerou repercussão negativa e rapidamente foi alvo de críticas, especialmente da oposição.

Em sua justificativa nas redes sociais, Lula reconheceu que havia feito uma "frase mal colocada", mas reforçou seu posicionamento contra os traficantes e o crime organizado. "Mais importante do que as palavras são as ações", disse o presidente, que destacou as iniciativas do governo no combate ao tráfico de drogas e à segurança pública. Ele mencionou, como exemplo, a implementação da maior operação contra o crime organizado da história, a proposta da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no Brasil.



"Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado", escreveu Lula em sua postagem.


A Fala Polêmica

A declaração polêmica de Lula aconteceu durante uma entrevista, enquanto comentava sobre as ações do governo de Donald Trump no combate ao tráfico internacional de drogas na América do Sul. Ao se referir aos usuários de drogas e à relação entre traficantes e consumidores, o presidente disse:

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também".

Lula completou a declaração afirmando que, no combate às drogas, há uma troca entre quem compra e quem vende: "Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende, porque tem gente que compra. Tem gente que compra, porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga".


Repercussão Política

A fala gerou reações negativas de diversos setores, especialmente da oposição. O presidente do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, fez duras críticas à declaração de Lula. Em suas redes sociais, ele rebateu a fala dizendo: "Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas".

Além disso, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a declaração do presidente em um comentário: "Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco, o PCC vira ONG".


A Boa Notícia de Lula

Apesar da repercussão negativa em torno da sua fala, Lula recebeu boas notícias na mesma data. A pesquisa Atlas/Bloomberg apontou que a sua aprovação atingiu o melhor patamar desde janeiro de 2024, com o presidente superando todos os adversários em cenários eleitorais para 2026.

Veja mais

Brasil
1.
Governadores de Oposição, incluindo Tarcísio, se Reúnem para Discutir Apoio ao RJ após Megaoperação Policial
Economia
2.
Dívida Pública Federal apresenta queda de 0,28%, totalizando R$ 8,12 trilhões em setembro
Brasil
3.
Polícia do Rio contabiliza 119 mortos em megaoperação; Ministério Público fala em 132
Brasil
4.
Conselheiro da OAB responde a despacho de Moraes: "Fiscal do Brasil"
Esporte
5.
Libertadores: Flamengo e Palmeiras podem ganhar com ida à final
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!