Promoções
News
News
Bíblia BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
00:41
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Mundo→Investigação sobre Corrupção Envolve Empresários Suíços e Donald Trump
Imagem: Anna Moneymaker/Getty Images

Investigação sobre Corrupção Envolve Empresários Suíços e Donald Trump

Dois deputados suíços questionam se presentes oferecidos a Trump podem configurar ato de corrupção

Por Redação 100.9
28 de Novembro de 2025 às 16:22

Recentemente, dois deputados suíços pediram uma investigação ao procurador-geral da Suíça para avaliar se os presentes dados a Donald Trump por importantes empresários do país, durante uma visita à Casa Branca, poderiam ser considerados um ato de corrupção. Entre os itens recebidos pelo presidente dos Estados Unidos estavam um relógio Rolex e uma barra de ouro, oferecidos em novembro.

A dúvida gerada pela situação é: oferecer presentes a Donald Trump com a expectativa de receber favores pode ser interpretado como corrupção? Aparentemente, é isso que dois parlamentares acreditam. Eles se baseiam no fato de que, poucos dias após a visita dos empresários à Casa Branca, Trump reduziu as tarifas alfandegárias elevadas que haviam sido impostas à Suíça, passando de 39% para 15%.

Raphaël Mahaim, conselheiro nacional (equivalente a um deputado no país), foi o responsável por questionar a situação. Para ele, o presente dado aos empresários ao presidente americano não deve ser tratado como algo trivial. "Esse é claramente o momento certo para tentar bajular Donald Trump, assim como nos tempos medievais um nobre que beijava a mão de um monarca, cobrindo-o de ouro, literalmente. Mas isso é aceitável?", afirmou o deputado.


A Lei Suíça é Clara

A questão central é se essa situação se enquadra na legislação suíça, especialmente quando se trata de pessoas físicas e não de representantes do governo. O deputado ecologista acredita que a resposta é afirmativa. "A lei suíça não faz distinção. A corrupção, no sentido do Código Penal, pode se referir tanto aos indivíduos que realizam o ato de corrupção, conhecida como corrupção ativa, quanto aos agentes públicos que recebem presentes, a chamada corrupção passiva. A legislação é a mesma para todos", explicou Mahaim.

Embora a dúvida sobre a legalidade do caso tenha surgido, o receio de que o processo possa irritar Donald Trump e levar a uma reversão das tarifas alfandegárias é discutido. O deputado ecologista acredita que é mais provável que a Suprema Corte dos Estados Unidos anule a redução, caso seja constatada uma violação constitucional por parte de Trump ao modificar as tarifas sem a aprovação do Congresso.

Veja mais

Brasil
1.
Pena de 27 anos: entenda quando Bolsonaro pode deixar o regime fechado
Mundo
2.
Imagens Revelam Incêndio Devastador em Arranha-Céus de Hong Kong
Saúde
3.
Gordura no fígado pode ser evitada com ingestão de peixe, aponta estudo
Saúde
4.
Alzheimer: Médicos explicam as fases da doença e a evolução após o diagnóstico
Mundo
5.
Itália: jornalistas entram em greve por salários congelados há quase 10 anos
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!