Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Política→Quem são os 41 senadores que assinaram o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Quem são os 41 senadores que assinaram o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Oposição reúne assinaturas necessárias para protocolar o pedido no Senado, mas decisão final está nas mãos de Davi Alcolumbre
Por Redação 100.9
07 de Agosto de 2025 às 15:50
Em uma articulação liderada pelo PL, senadores da oposição ao governo Lula conseguiram, na manhã desta quinta-feira (7/8), reunir as 41 assinaturas exigidas para protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O movimento ganhou força após Moraes determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que provocou forte reação da base bolsonarista no Congresso. Para a oposição, o impeachment se tornou uma resposta política e institucional à decisão do ministro, sendo tratado como uma estratégia de enfrentamento direto.
A partir de agora, o foco da pressão se volta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a quem cabe, regimentalmente, decidir se o pedido será arquivado ou se terá andamento na Casa.
Senadores que assinaram o pedido de impeachment
Na quarta-feira (6/8), o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), divulgou uma imagem com os nomes e rostos dos parlamentares que apoiaram o pedido. A publicação foi feita nas redes sociais, e teve o objetivo de mostrar a força da oposição e a coesão entre os parlamentares alinhados ao ex-presidente Bolsonaro.
Segue abaixo os 41 senadores que assinaram o pedido:
Fim da obstrução e foco em Alcolumbre
Com a meta de assinaturas alcançada, a oposição anunciou o encerramento da obstrução aos trabalhos no plenário e a desocupação da Mesa Diretora do Senado. A estratégia agora é pressionar diretamente Davi Alcolumbre para que ele aceite o pedido.
“Com isso, os líderes da oposição anunciaram o fim da obstrução aos trabalhos do Senado e da ocupação da Mesa Diretora. A pressão deve ser, agora, redirecionada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que seja aberto o processo.”
O que diz o regimento do Senado
Segundo o Regimento Interno do Senado Federal, para que um processo de impeachment contra um ministro do STF seja admitido, é necessário o apoio mínimo de 41 senadores — exatamente o número obtido pela oposição. Caso o processo avance e vá a julgamento, será exigido o voto de 54 senadores, ou dois terços da Casa, para que o ministro seja efetivamente afastado do cargo.
Apesar do avanço da oposição, o futuro do pedido depende exclusivamente da decisão de Alcolumbre, que até agora não se manifestou sobre se irá ou não admitir o processo.