Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
08:01
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Mundo→Nasa identifica nova lua orbitando Urano com ajuda do telescópio James Webb

Nasa identifica nova lua orbitando Urano com ajuda do telescópio James Webb

Descoberta feita em fevereiro foi revelada ao público nesta terça-feira (19/8); pequeno satélite eleva para 29 o número de luas conhecidas ao redor do planeta

Por Redação 100.9
20 de Agosto de 2025 às 15:05

A Nasa confirmou uma nova descoberta no Sistema Solar: um pequeno satélite natural foi identificado orbitando Urano. A revelação foi feita nesta terça-feira (19/8) e marca um avanço importante nas observações astronômicas modernas. O achado eleva para 29 o número total de luas conhecidas do planeta, o terceiro maior do Sistema Solar.

A identificação foi realizada por meio do Telescópio Espacial James Webb, em uma série de imagens captadas no dia 2 de fevereiro de 2025. A operação foi liderada por cientistas do Southwest Research Institute (SwRI), nos Estados Unidos, que utilizou a tecnologia de ponta do telescópio para detectar o minúsculo corpo celeste.

“É uma lua pequena, mas uma descoberta significativa, algo que nem mesmo a sonda espacial Voyager 2 da Nasa conseguiu observar durante seu sobrevoo há quase 40 anos”, afirmou Maryame El Moutamid, cientista-chefe da Divisão de Ciência e Exploração do Sistema Solar do SwRI.

Segundo os pesquisadores, o satélite recém-descoberto mede cerca de 10 quilômetros de diâmetro — uma dimensão considerada modesta em comparação com outras luas conhecidas, mas que ainda assim tem grande valor científico. A lua está situada a aproximadamente 56 mil quilômetros do centro de Urano e pode fazer parte de um sistema de pequenas luas internas, localizadas mais próximas do planeta do que os grandes satélites já conhecidos, como Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon.

Esses nomes, vale lembrar, são inspirados em personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope, conforme a tradição estabelecida pela União Astronômica Internacional (IAU).

Matthew Tiscareno, um dos integrantes da equipe de pesquisa, destacou a complexidade das interações entre os anéis de Urano e suas luas menores: "Urano possui muitas luas internas pequenas, que têm complexas inter-relações com os anéis do planeta", afirmou.


Telescópio James Webb foi decisivo para a descoberta
O sucesso da missão só foi possível graças ao alto desempenho da Câmera de Infravermelho Próximo (NIRCam), embarcada no James Webb. Foram necessárias dez imagens de longa exposição — cada uma com 40 minutos de duração — para que a lua pudesse ser identificada com clareza. Essa tecnologia permite detectar objetos tênues e distantes, invisíveis aos instrumentos ópticos convencionais.

A nova lua passou despercebida durante a missão da sonda Voyager 2 em 1986 e também não foi detectada por observatórios espaciais anteriores. O James Webb, porém, por sua alta resolução e sensibilidade no espectro infravermelho, conseguiu captar o objeto com precisão.

“Por meio deste e de outros programas, o Webb está oferecendo uma nova perspectiva sobre o Sistema Solar externo. Esta descoberta permite que cientistas do mundo todo proponham investigações usando os instrumentos de ponta do telescópio. A alta resolução e a sensibilidade infravermelha do instrumento NIRCam o tornam especialmente apto a detectar objetos tênues e distantes que estavam além do alcance de observatórios anteriores”, explicou Tiscareno.


O que é o Telescópio Espacial James Webb?
Lançado com o objetivo de substituir o veterano Hubble, o James Webb é um dos maiores projetos de observação espacial já realizados. Desenvolvido em parceria entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), o telescópio opera a mais de 1 milhão de quilômetros da Terra.

Seu propósito vai além da simples observação: ele é uma ferramenta chave para entender a origem do universo, investigar exoplanetas, estudar a formação de galáxias, estrelas e buracos negros, e agora, identificar pequenos satélites naturais em locais remotos do Sistema Solar.


Nome da nova lua ainda será definido
Apesar de já fazer parte oficialmente da contagem de luas de Urano, o novo satélite ainda não recebeu um nome. O processo de nomeação é de responsabilidade da União Astronômica Internacional (IAU), entidade que supervisiona a designação oficial de corpos celestes.

Até que seja nomeada, a pequena lua continua sendo um lembrete do quanto ainda há para ser descoberto, mesmo dentro do nosso próprio Sistema Solar.

Veja mais

Maranhão
1.
Justiça Federal obriga dono a restaurar prédio histórico no Centro de São Luís
Brasil
2.
Lula endurece tom contra EUA: “Brasil não será tratado como subalterno”
Mundo
3.
Consulado do Brasil em Lisboa alerta para risco de prisão de brasileiros sem documentação regular em Portugal
Maranhão
4.
PF investiga desvio de R$ 50 milhões do Fundeb no Maranhão; deputada Daniella e ex-prefeito Fábio Gentil estão entre os alvos
Saúde
5.
USP alerta para risco de novo transmissor da malária chegar ao Brasil
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!