Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
09:21
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Política→Veja o que Bolsonaro pretende responder a Moraes para evitar prisão imediata

Veja o que Bolsonaro pretende responder a Moraes para evitar prisão imediata

Ex-presidente protocola nesta terça-feira (22/7), no STF, manifestação solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes

Por Redação 100.9
22 de Julho de 2025 às 16:41

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (22/7), um documento com esclarecimentos exigidos pelo ministro Alexandre de Moraes. A manifestação é uma tentativa de evitar uma eventual ordem de prisão imediata, sob a alegação de que Bolsonaro teria desrespeitado medidas cautelares impostas pela Corte.

Na peça entregue pelos advogados, a defesa do ex-presidente sustenta que não houve uma delimitação clara por parte do ministro sobre até onde Bolsonaro pode se manifestar publicamente. De acordo com os advogados, o ex-mandatário tem permissão para discursar ou conceder entrevistas, mas está proibido de divulgar esse conteúdo nas redes sociais.

O ponto de conflito, segundo a defesa, seria justamente a ausência de controle de Bolsonaro sobre terceiros que compartilham suas falas na internet. Os advogados argumentam que o ex-presidente não pode ser responsabilizado por publicações feitas por veículos de imprensa, simpatizantes ou outras pessoas que reproduzem suas declarações nas redes.

Por isso, Bolsonaro alegará que uma eventual prisão seria injustificável, já que não há regras objetivas sobre as limitações impostas ao seu uso da internet. A equipe jurídica lembra ainda que Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente e responsável pelas redes sociais do pai, foi oficialmente orientado a não realizar postagens nas contas do ex-chefe do Executivo.

“Parece que Moraes deseja impedir Bolsonaro de se comunicar com o público, de fazer discursos ou entrevistas. Mas ao invés de afirmar isso com clareza, prefere manter uma redação vaga, que deixa margem para interpretações”, diz trecho do documento.

A decisão de Moraes
Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro está proibido de utilizar redes sociais, com o argumento de que o ex-presidente tenta se aproveitar da internet para mobilizar apoio internacional e pressionar tanto o Supremo quanto o governo federal.

Para o ministro, essa conduta pode configurar tentativa de interferência no processo em que Bolsonaro é acusado de articular um golpe contra as instituições democráticas.

Aliados do ex-presidente, no entanto, contestam essa interpretação. Eles afirmam que não há qualquer crime em buscar respaldo internacional, e citam o exemplo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também teria recorrido à comunidade internacional durante as investigações da Operação Lava Jato.

A resposta de Bolsonaro ao STF será analisada por Moraes nos próximos dias. A expectativa é de que o ministro decida se as explicações são suficientes ou se tomará medidas mais duras contra o ex-presidente.

Veja mais

Brasil
1.
Moraes dá 24h para defesa de Bolsonaro explicar descumprimento de cautelar, sob pena de prisão imediata
Mundo
2.
Novo planeta com possibilidade de conter água líquida é identificado próximo à Terra
Política
3.
Reunião entre Alckmin e governadores sobre tarifa de Trump é cancelada por baixa adesão
Saúde
4.
Dois medicamentos contra o câncer mostram potencial para tratar o Alzheimer
Política
5.
Trump cria força-tarefa para apurar suposta interferência do governo Obama nas eleições de 2016
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!