Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
15:02
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Economia→ Haddad responsabiliza Bolsonaro por tarifas de Trump e vê impacto negativo para a direita

Haddad responsabiliza Bolsonaro por tarifas de Trump e vê impacto negativo para a direita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que o tarifaço de Trump contra o Brasil foi orquestrado pelo clã Bolsonaro

Por Redação 100.9
10 de Julho de 2025 às 15:14

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quinta-feira (10/7) que as tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre as exportações brasileiras têm um viés político e foram articuladas pelo clã Bolsonaro. De acordo com Haddad, o “tarifaço” foi planejado por membros da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o intuito de evitar o processo judicial em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A única explicação para a imposição dessas tarifas unilaterais é de caráter político, envolvendo a família Bolsonaro”, afirmou o ministro em entrevista ao canal do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ameaçado o mundo com um aumento de tarifas e direcionado sua atenção especialmente ao grupo dos BRICS, incluindo o Brasil. Trump já alertou que pode aplicar taxas de até 100% aos países membros do bloco que não se alinharem aos “interesses comerciais dos EUA”. Após se posicionar a favor de Jair Bolsonaro, Trump decidiu impor uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, alegando que o Brasil não tem sido "bom" para os Estados Unidos.

Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou a soberania brasileira e informou que a resposta à medida será dada por meio da Lei de Reciprocidade Econômica. Trump, por sua vez, indicou que poderia reconsiderar a decisão se o Brasil "abrir seu mercado e remover barreiras comerciais".

Haddad também destacou que a movimentação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos serve como evidência de que o tarifaço foi uma ação de “forças extremistas” dentro do Brasil.

“O que está acontecendo vai acabar saindo pela culatra. Acredito que, eventualmente, até a extrema direita reconhecerá que deu um grande tiro no pé”, disse Haddad, que afirmou ainda que o Brasil manterá sua posição aberta para negociações.

Veja mais

Política
1.
Moraes pretende determinar que Bolsonaro cumpra pena na Papuda, dizem fontes do Judiciário
Maranhão
2.
Protestos por morte de motociclista de app geram caos em São Luís com vias bloqueadas, fogo em barricadas e confronto com moradores
Maranhão
3.
Justiça Federal obriga dono a restaurar prédio histórico no Centro de São Luís
Política
4.
Cúpula entre Trump, Zelensky e líderes europeus aponta caminhos para o fim da guerra na Ucrânia
Maranhão
5.
Corpo é localizado próximo a obra abandonada no bairro Bequimão, em São Luís
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!