Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
15:02
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Política→Nos EUA, Trump descarta disputar novo mandato: “Provavelmente não”

Nos EUA, Trump descarta disputar novo mandato: “Provavelmente não”

Apesar de barreira constitucional, aliados acreditam em alternativas para retorno de Trump à Casa Branca

Por Redação 100.9
05 de Agosto de 2025 às 17:04

Em entrevista concedida nesta terça-feira (5/8) à emissora norte-americana CNBC News, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “provavelmente não” buscará um terceiro mandato presidencial. A declaração marca um recuo em relação à postura que ele vinha adotando anteriormente, quando chegou a sugerir que havia meios legais de voltar ao poder mesmo após dois mandatos.


"Provavelmente não", respondeu Trump, ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade de tentar uma nova candidatura. Apesar disso, o republicano admitiu que ainda tem interesse em ocupar novamente a Casa Branca. “Eu gostaria de concorrer. São os melhores números de pesquisas que já tive”, afirmou.

Segundo o ex-presidente, sua avaliação está baseada nos resultados das eleições de 2024, nas quais foi eleito, e nas recentes pesquisas de opinião pública. Atualmente, Trump tem cerca de 43% de aprovação — número superior ao registrado no mesmo período de seu primeiro governo.


Constituição impede novo mandato
A 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos proíbe que uma pessoa seja eleita para mais de dois mandatos presidenciais, o que impede Trump de disputar novamente o cargo, mesmo que seus mandatos não tenham sido consecutivos.

Apesar disso, aliados próximos ao ex-presidente seguem insistindo em um eventual retorno, discutindo alternativas como a revogação da emenda ou a candidatura de Trump à vice-presidência, com posterior ascensão ao cargo de presidente.

No passado, Trump já havia se recusado a descartar completamente um terceiro mandato, chegando a afirmar que “existem métodos” para assumir novamente o posto, caso desejasse.


Apoio da base republicana
A possível volta de Trump continua sendo apoiada por grande parte do eleitorado republicano. De acordo com o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, "os americanos aprovam e apoiam de forma esmagadora o presidente Trump e suas políticas de ‘América em primeiro lugar’. Como o presidente disse, é muito cedo para pensar nisso, e ele está focado em desfazer todo o dano que Biden causou e em tornar a América grande novamente".

Ainda durante a coletiva, Trump fez questão de destacar sua popularidade. “Sou o político com o maior número de votos nos últimos 100 anos”, disse, acrescentando que sua gestão atinge “70% de aprovação em todas as pesquisas”. Apesar disso, afirmou que respeitará os limites constitucionais e não tentará ultrapassá-los.

Veja mais

Maranhão
1.
Protestos por morte de motociclista de app geram caos em São Luís com vias bloqueadas, fogo em barricadas e confronto com moradores
Política
2.
Cúpula entre Trump, Zelensky e líderes europeus aponta caminhos para o fim da guerra na Ucrânia
Economia
3.
Brasil cria 129,7 mil empregos formais em julho, menor número para o mês desde 2020
Brasil
4.
Lula endurece tom contra EUA: “Brasil não será tratado como subalterno”
Maranhão
5.
Corpo é localizado próximo a obra abandonada no bairro Bequimão, em São Luís
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!