Promoções
News
News
BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
20:29
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Mundo→Ciência prevê explosão de buraco negro nos próximos 10 anos, aponta estudo

Ciência prevê explosão de buraco negro nos próximos 10 anos, aponta estudo

Pesquisadores acreditam que o fenômeno pode revelar partículas ainda desconhecidas pela física, além de ampliar o entendimento sobre a morte de buracos negros

Por Redação 100.9
17 de Setembro de 2025 às 15:57

Durante muito tempo, a ciência trabalhou com a estimativa de que explosões visíveis de buracos negros eram eventos extremamente raros, ocorrendo apenas uma vez a cada 100 mil anos. No entanto, essa percepção pode estar prestes a mudar. Um novo estudo liderado por físicos da Universidade de Massachusetts Amherst (UMass Amherst), nos Estados Unidos, sugere que há 90% de chance de testemunharmos uma explosão desse tipo dentro da próxima década.

Publicado na prestigiada revista científica Physical Review Letters no dia 10 de setembro, o estudo indica que a observação desses fenômenos pode se tornar mais comum graças a avanços na tecnologia e a novas hipóteses sobre a natureza dos buracos negros.

Segundo os cientistas, detectar essas explosões pode permitir não apenas a identificação de diferentes tipos de buracos negros, como também a descoberta de partículas fundamentais que ainda não foram observadas. Atualmente, elétrons e nêutrons são as únicas partículas desse tipo conhecidas, mas os pesquisadores acreditam que outras poderão ser reveladas com essas observações.

“Obteríamos um registro definitivo de cada partícula que compõe o Universo. Isso revolucionaria completamente a física e nos ajudaria a reescrever a história do Universo”, afirmou Joaquim Iguaz Juan, astrofísico da UMass Amherst e um dos autores do estudo, em comunicado oficial.

A teoria de Hawking e o fim dos buracos negros


A base teórica para esse novo estudo está diretamente ligada à proposta feita em 1974 pelo físico britânico Stephen Hawking. Ele foi o primeiro a sugerir que, apesar de sua fama por engolir tudo ao redor, buracos negros também emitem partículas – fenômeno que ficou conhecido como radiação de Hawking.

Segundo a teoria, essa radiação faz com que os buracos negros percam massa lentamente ao longo do tempo, até que desapareçam por completo. Quando chegam aos estágios finais dessa evaporação, acredita-se que liberem uma enorme quantidade de energia em um evento explosivo, similar ao de uma supernova – altamente energético e luminoso.

Esses processos são extremamente lentos no caso de buracos negros de grande massa, o que justificava a estimativa de que tais explosões seriam raras e praticamente impossíveis de serem observadas em um intervalo de tempo humano.


A nova aposta: buracos negros primordiais

O novo estudo, no entanto, foca em uma categoria hipotética chamada buracos negros primordiais (PBHs), que seriam menores e teriam uma vida útil muito mais curta. Por possuírem menos massa, esses objetos cósmicos atingiriam mais rapidamente o ponto final de evaporação, tornando suas explosões mais frequentes e potencialmente observáveis com as ferramentas atuais.

“Quanto mais leve for um buraco negro, mais quente ele deve ser e mais partículas emitirá. À medida que os PBHs evaporam, eles se tornam cada vez mais leves e, portanto, mais quentes, emitindo ainda mais radiação em um processo descontrolado até a explosão”, explica Andrea Thamm, coautora do estudo e física da UMass Amherst.

Os pesquisadores também consideraram a possibilidade de que esses buracos negros primordiais contenham uma partícula teórica conhecida como “elétron escuro”, uma versão mais pesada do elétron convencional. Caso exista, essa partícula poderia retardar a evaporação dos PBHs, permitindo que alguns ainda existam atualmente – prontos para explodir.

Com base nesse modelo, a equipe estima que explosões de PBHs estejam dentro do nosso campo de observação a cada 10 anos, tornando o fenômeno não apenas detectável, mas previsível.

Veja mais

Brasil
1.
“Ninguém pode ser punido pela cogitação”, afirma Fux em julgamento sobre suposta trama golpista
Saúde
2.
Baixa adesão à segunda dose da vacina da dengue acende alerta entre especialistas
Política
3.
Moraes: Estado de sítio ou GLO não se justificam após derrota eleitoral
Esporte
4.
Yuri Alberto acelera recuperação e projeta retorno ao Corinthians: “Trabalho muito”
Esporte
5.
Verstappen terá que tirar nova licença para competir em provas de endurance na Alemanha
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!