Promoções
News
News
Bíblia BrasilEconomiaEsporteIADESLMaranhãoMundoPolíticaSaúde
ProgramaçãoAnuncie
13:34
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Brasil→Amazônia: A seca de 2023 fez a temperatura do Lago Tefé alcançar 41ºC e matou mais de 200 golfinhos
Imagem: Divulgação/André Zumak/Instituto Mamirauá

Amazônia: A seca de 2023 fez a temperatura do Lago Tefé alcançar 41ºC e matou mais de 200 golfinhos

Pesquisadores brasileiros alertam para os impactos devastadores da seca histórica na região amazônica, com a morte de golfinhos e outros animais aquáticos.

Por Redação 100.9
12 de Novembro de 2025 às 15:00

A seca histórica que afetou a Amazônia em 2023 teve consequências trágicas para a fauna local, especialmente para os golfinhos de água doce. Um estudo internacional, liderado pelo pesquisador brasileiro Ayan Fleischmann, do Instituto Mamirauá para o Desenvolvimento Sustentável, revela que mais de 200 golfinhos – entre botos e tucuxis – morreram no Lago Tefé devido ao aumento extremo da temperatura da água, que chegou a impressionantes 41ºC.

O levantamento, publicado na última quinta-feira (6/11) no periódico Science, também incluiu a investigação de outros nove lagos na região, dos quais cinco tiveram temperaturas da água superiores a 37ºC. Esse aumento da temperatura foi um dos principais responsáveis pela morte dos golfinhos, afetando severamente a biodiversidade local.

Fleischmann explica que vários fatores contribuíram para a tragédia, incluindo a alta radiação solar, a baixa profundidade do lago, o vento fraco e a água turva, que dificultavam a dissipação do calor. “Era impossível colocar um dedo na água. Estava tão quente que os animais não tinham onde se abrigar”, descreve o pesquisador, ao relatar as condições extremas no Lago Tefé.


O impacto da temperatura extrema

A alta temperatura da água causou mudanças drásticas no ambiente aquático. No caso do Lago Tefé, as algas presentes nas águas sofreram uma alteração na pigmentação, deixando a água com uma coloração avermelhada. Para os organismos aquáticos, esse tipo de mudança abrupta é fatal.

Adalberto Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), esclarece que as temperaturas de 41ºC são insuportáveis para os peixes, que têm seu metabolismo completamente comprometido. “Quando a água atinge 41ºC, os peixes simplesmente param de funcionar: suas enzimas ficam bloqueadas, seu metabolismo entra em colapso e eles morrem”, explica Val.

Apesar de sua capacidade de regular a temperatura corporal, os botos também não conseguiram sobreviver às condições extremas. “Eles precisam gastar uma enorme quantidade de energia para sobreviver e, em um ambiente degradado, sem comida ou abrigo, não conseguem sustentar esse esforço”, afirma o pesquisador.

Além da morte de centenas de golfinhos, o impacto da seca também afetou o próprio lago. O Tefé viu seu volume de água encolher drasticamente, de 400 para apenas 100 quilômetros quadrados, e sua profundidade reduziu em 12,5 metros.


A urgência em enfrentar as mudanças climáticas

Os pesquisadores envolvidos no estudo destacam a crescente ameaça representada pelas mudanças climáticas na Amazônia e as implicações para a biodiversidade e as comunidades locais. John Melack, ecologista da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, ressalta que as condições climáticas extremas observadas em 2023 estão se tornando cada vez mais comuns. “Essas condições estão se tornando mais frequentes na Amazônia. As implicações para a biodiversidade e as comunidades locais são profundas”, alerta Melack.

Diante desse cenário preocupante, os cientistas reforçam a necessidade de uma ação mais rápida e eficaz para combater as mudanças climáticas e proteger ecossistemas vitais como a Amazônia, antes que as consequências sejam ainda mais irreversíveis.

Veja mais

Brasil
1.
Dentista investiga se menina de 13 anos mordeu feminicida no DF antes de ser morta
Maranhão
2.
Justiça do MA anula multas aplicadas pelo Município de São Luís por licenciamento vencido; entenda o caso
Saúde
3.
Primeira Morte Confirmada por Alergia à Carne Causada por Carrapato
Brasil
4.
Incêndio atinge Centro Histórico de Porto Alegre
Brasil
5.
Chefões do Comando Vermelho são transferidos para o presídio de Catanduvas, onde está Beira-Mar
© 2025, Esperança FM São Luís.
Todos os direitos reservados.
R. Grajaú, 23, Parque Pindorama, São Luís - MA, 65041-173
(98) 98896-9773comercialfmesperanca@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNewsProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
AO VIVO
Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!