Esperança FM São Luís - Mais que uma rádio: uma bênção em nossa vida!
News
News→Mundo→Greve de controladores na França causa o cancelamento de centenas de voos e afeta as viagens no início do verão europeu
Greve de controladores na França causa o cancelamento de centenas de voos e afeta as viagens no início do verão europeu
A paralisação ocorre após críticas de sindicatos, que apontam falta de pessoal e tecnologia desatualizada no setor aéreo
Por Redação 100.9
03 de Julho de 2025 às 15:51
Controladores de tráfego aéreo da França iniciaram uma greve de dois dias nesta quinta-feira (3) para protestar contra a escassez de profissionais e a obsolescência dos equipamentos, resultando em centenas de voos cancelados, justamente no início da movimentada temporada de férias de verão na Europa.
A paralisação foi convocada pelos sindicatos da categoria e tem gerado grandes impactos nos aeroportos franceses, especialmente por coincidir com um dos períodos mais intensos de viagens do ano.
A DGAC (Direção Geral da Aviação Civil), autoridade francesa de aviação, solicitou às companhias aéreas que ajustassem seus horários, inclusive no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, um dos maiores hubs de conexões aéreas do continente. Esse ajuste causou o cancelamento de vários voos.
A Air France, maior companhia aérea francesa, informou que adaptou sua programação, mas manteve todos os voos internacionais de longa distância. A British Airways, por sua vez, anunciou que utilizaria aeronaves maiores para minimizar os transtornos aos passageiros.
A Ryanair teve que cancelar 170 voos, afetando mais de 30 mil passageiros entre quinta e sexta-feira (4). A Easyjet também cancelou 274 voos durante os dois dias de paralisação.
A Lufthansa ajustou seus horários, impactando voos nos aeroportos de Nice, Paris, Marselha, Lyon e Montpellier.
O ministro francês dos Transportes, Philippe Tabarot, classificou as demandas dos sindicatos como "inaceitáveis".
A agência francesa orientou as companhias aéreas a reduzir em 25% os voos com origem ou destino em Paris, além de cortar quase metade das partidas da capital na sexta-feira. Em outras regiões, as empresas foram instruídas a diminuir entre 30% e 50% das operações, com o sul do país sendo particularmente afetado.
"Embora essas medidas preventivas tenham sido adotadas, é esperado que ocorram distúrbios e grandes atrasos em todos os aeroportos da França", informou a agência, sugerindo que os passageiros tentem remarcar seus voos, caso seja possível.