O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, na manhã desta segunda-feira (4), um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do Maranhão. O aviso é válido até as 23h59 de quinta-feira (7) e abrange 188 municípios do estado.
De acordo com o órgão, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h. Apesar do volume, o risco de transtornos mais graves, como queda de energia, alagamentos e descargas elétricas, é considerado baixo.
Entre as cidades incluídas no alerta estão São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Bacabal, Barreirinhas, Pinheiro e Chapadinha, além de diversos outros municípios em todas as regiões.
O Inmet orienta que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.